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O QUE É A FóRMULA SAE?

    Durante três dias de evento, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas, avaliando a performance de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que inclui projeto, custo, e uma apresentação de marketing. Meses antes da competição, os estudantes enviam para o comitê organizador relatórios de custos, estrutura, atenuador de impacto e projeto. Os relatórios são avaliados por engenheiros especialistas, e já valem como a primeira parte da avaliação dos protótipos. Já durante a competição, nas provas estáticas, as equipes devem demonstrar mais detalhadamente se o carro apresentado no projeto equivale com o apresentado no evento. As provas dinâmicas são realizadas no segundo dia do evento. Todas as provas são pontuadas de maneiras diferentes, de maneira a garantir que o melhor conjunto de projeto e carro vença a competição.

    Organizada anualmente pela Society of Automotive Engineers (SAE), a Fórmula SAE trata-se de uma competição que tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes de engenharia a oportunidade de aplicar os conhecimento adquiridos durante a graduação, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro do tipo Fórmula (monoposto e openwheels), tendo que obedecer todos os regulamentos estipulados pela organização.

  Criada em 2004, a Fórmula SAE BRASIL está a caminho da sua 17ª edição. Em 2019 envolveu mais de 1030 inscritos , número que cresce significativamente a cada ano. As equipes melhor classificadas ganham o direito de representar o Brasil em duas competições internacionais realizadas nos EUA.

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PROVAS ESTÁTICAS
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BUSINESS LOGIC CASE: É um relatório em que a equipe deverá entregar contendo as informações de pesquisa de mercado, custo do projeto, quantidade de vendas e lucratividade, levando em consideração a produção em massa. a partir disso, esse relatório servirá de base para as demais provas e assim haver consistência nas apresentações.

PROVA DE CUSTO E MANUFATURA:  Nessa etapa, são avaliados o valor e fabricação do projeto, considerando seu custo\benefício, e pontuando a mais equipes que apresentarem um projeto mais barato e que se encaixe no termo de lean manufacturing abrangendo em: melhoria continua do projeto; agilidade na produção, maior capacidade produtiva, redução de custos e melhores ambientes de trabalho. Para isso, essa etapa é dívida em 3 etapas:

1° etapa – Cost report (relatório de custos): na qual é um documento contendo toda a material e mão de obra utilizada na fabricação do veículo. Esse relatório deverá ser entregue previamente aos juízes da SAE através do site.

2° etapa – Discussion (discussão): é uma apresentação feitas aos jurados no dia da competição em que avaliarão como a equipe conseguiu estimar custos de manufatura do veículo.

3° etapa – Real case (caso real): trata-se de um desafio de custo e manufatura, a nível real, proposto pelos juízes, na qual os alunos devem apresentar.

PROVA DE DESIGN: Nesta prova, os juízes identificarão, de acordo com o BLC, como o time determinou o equilíbrio entre performance, manufatura e custos através do design do veículo. O objetivo dos juízes é avaliar o esforço da equipe em fazer um produto que atenda as demandas de mercado.

PROVA DE APRESENTAÇÃO:  Nesta prova os juízes avaliarão se a apresentação está apropriada para o mercado e a estratégia de negócio que a equipe propôs, atendendo as demandas de produção em massa e defendendo que o seu veículo é o melhor de todos. Além disso, os estudantes deveram tratar os juízes como executivos de uma corporação, que iram investir no projeto, por exemplo, considerando as áreas de produção, marketing, engenharia e finanças.

INSPEÇÃO DE SEGURANÇA:  O objetivo da inspeção de segurança é determinar se o veículo condiz com os requerimentos e restrições das regras da FSAE. Essa prova não é uma atividade pontuada e todos os veículos devem passar por ela, ganhando adesivos no carro comprovando a aprovação na inspeção.  A inspeção consiste em 3 partes, que devem seguir a uma ordem:

​1.     Inspeção Elétrica e Mecânica: inspecionar os equipamentos dessa área, verificando se estão de acordo com as regras;

2.     Teste na Mesa de Inclinação: verificar se o combustível e outros fluidos vazam 45 ° de inclinação lateral, e se há uma estabilidade para capotagem 60º;​

3.     Teste de ruídos, chave geral, som do carro pronto para partida (veículos elétricos), testes na chuva e de frenagem: inspecionar cada elemento da área e garantir a segurança.

Todos os veículos têm o direito de corrigir erros e passarem por uma nova inspeção. Aprovado na inspeção, o veículo está apto para participar dos eventos dinâmicos, nos quais a performance será testada na pista.

PROVAS DINÂMICAS

    As provas dinâmicas são testes com o veiculo em movimento a fim de garantir toda a confiabilidade e desempenho do produto como apresentado nas provas ESTÁTICAS da competição. São através dessas provas em movimento que o veiculo se mostrará capaz de ser seguro e eficiente com as melhores pontuações de cada prova.

ACELERAÇÃO: Como o próprio nome já diz, essa prova tem o objetivo de estipular a aceleração de cada carro participante na competição. a partir disso, os veículos devem percorrem um trajeto de 75m no menor tempo possível a fim de garantir uma maior aceleração e assim melhor pontuação na prova.

SKID PAD: A intenção dessa prova é verificar o comportamento do protótipo em fazer curvas com raios definidos avaliando dessa forma o sistema de direção do mesmo. A prova é feita em um circuito em formato de 8 e assim o carro tem que dar duas voltas em cada círculo no menor tempo possível para adquirir boa pontuação.

AUTOCROSS: O Autocross consiste em um tipo de prova em que se avalia a dirigibilidade do veículo, aceleração e frenagem do mesmo em um circuito de pista com retas, curvas e slalons (conhecido popularmente com zig-zag). Essa prova trata-se de um preparatório para o endurance. 

ENDURO E CONSUMO: Consiste em uma prova em que o carro é submetido a percorrer um total de 22km com o intuito de avaliar todos os aspectos do carro, como dirigibilidade, confiabilidade, desempenho e performance. Antes de iniciar a prova, os juízes colocam combustível no carro e fazem a medição, e a partir disso o carro percorre o trajeto inteiro e no final eles medem o consumo de combustível. a equipe que tiver menor consumo de combustível ganha a pontuação máxima.

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